Como Funciona

O "Reserva Ativa" é uma ferramenta que busca aproximar as empresas brasileiras, previamente cadastradas, dos militares que estão deixando ou que já deixaram as fileiras das Forças Armadas, visando a reinserção profissional desta grandiosa e qualificada mão de obra que anualmente se renova.

Origem: O "Reserva Ativa" surgiu a partir da constatação da ausência de uma ferramenta que promovesse o encontro entre as empresas interessadas em mão de obra qualificada e os militares egressos das fileiras das Forças Armadas que buscassem a reinserção profissional no mercado civil.

O Militar: a razão pela preferência na contratação de cidadãos que já foram militares da ativa justifica-se pela crise de valores atualmente enfrentada pela sociedade. Honestidade, disciplina, lealdade, iniciativa, cumprimento de horário, são atributos, entre outros, inerentes aos militares e que são essenciais para o sucesso profissional pessoal e de qualquer empresa.

Benefícios para a empresa parceira:

  • maior produtividade
  • melhores resultados
  • maior eficiência nos processos
  • maior credibilidade dos funcionários
  • melhoria da imagem da empresa perante a sociedade
  • facilidade na implementação e execução de normas e rotinas
  • valorização do recurso humano nacional
  • menor rotatividade dos funcionários
  • perpetuação dos valores cultuados na empresa
  • rastreabilidade do histórico dos funcionários
  • processo seletivo simplificado – seleção prévia pelas Forças Armadas
  • menores custos com treinamento
  • mão de obra anualmente disponível

Principais profissionais disponíveis:

a) Áreas profissionais de nível superior
- Ciências Humanas, Contábeis, Econômicas e Sociais - Administração, Biblioteconomia, Direito, Jornalismo, Marketing, Pedagogia, Psicologia, Relações Públicas, Serviço Social.
- Ciências Exatas e Tecnológicas - Análise de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Informática Engenharia de Comunicações, Civil, de Materiais, de Produção, Elétrica, Eletrônica, Agrícola, Industrial, Mecânica, Metalúrgica, Química, de Telecomunicações, Processamento de dados.
- Ciências Biológicas e Profissões de Saúde - Medicina, Farmácia, Odontologia, Medicina Veterinária, Enfermagem, Fonoaudiologia, Nutrição, Terapia Ocupacional.
- Ciências Agrárias – Agronomia, Agrimensura, Topografia.

b) Áreas profissionais de nível médio
- Ambiente, Saúde e Segurança - Técnico em enfermagem, farmácia, laboratório, hotelaria.
- Controle e Processos Industriais - Mecânico de automóveis e aeronaves, Técnico em eletricidade e eletrônica, Operador de Máquina.
- Gestão - Técnico em contabilidade, logística e administração.
- Produção Alimentícia - Técnico em cozinha, Garçom, Copeiro, Cozinheiro, Auxiliar de Cozinha.
- Infraestrutura - Técnico em edificações, Bombeiro hidráulico, Eletricista, Pintor, Jardineiro.
- Música - Clarinete, Clarone, Baixo, Flautim, Oboé, Fagote, Saxofone, Trompete, Trompa, Trombone, Tuba, Violoncelo, Contrabaixo, Harpa, Piano, Tímpano e Percussão.

As Forças Armadas possuem hoje em seu quadro militares de carreira e militares temporários. A legislação hoje em vigor permite que os militares de carreira possam permanecer na ativa por até 30 anos, enquanto os temporários possuem tempo de serviço máximo de até 8 anos.

Concluídos estes períodos, retornam para o mercado de trabalho civil, no qual, frequentemente, encontram dificuldades para localizarem vagas de emprego em empresas que valorizem os atributos cultuados na caserna.

Desta forma, é possível garantir que o investimento realizado pela sociedade na formação dos militares seja revertido em favor do Brasil, a partir do emprego desta mão de obra diferenciada pelas empresas, as principais responsáveis pelo crescimento do país.

Funcionamento: O site permite o cadastro dos currículos pelos militares, que conterão tanto a formação desenvolvida nas Unidades Militares quanto a acadêmica, adquirida no contexto civil. Tais currículos são disponibilizados para a busca de perfis pelas empresas parceiras, previamente cadastradas, de acordo com os seguintes critérios: Área de Atuação, Escolaridade, Estado e Cidade. As empresas poderão, ainda, anunciar suas vagas, a fim de localizarem militares interessados em preenchê-las.

Colaboração:
- Para o militar: Os serviços disponibilizados pelo Reserva Ativa são oferecidos gratuitamente para o público militar.

- Para as empresas parceiras: O anúncio de vagas é gratuito, sendo que a visualização dos currículos será liberada mediante a escolha de um dos planos disponíveis.

Convênios: O Reserva Ativa coloca-se à disposição para celebrar convênios com empresas que desejem oferecer vantagens ou facilidades para o público militar cadastrado, por meio do email contato@reservaativa.com.br